Biografia de Berthold Brecht


(Eugen Berthold Friedrich Brecht), escritor alemão, nasceu em Augsburg, a 10 de Fevereiro 1898 e faleceu em 14 de Agosto de 1956 em Berlin Oriental). Além de ser um dos dramaturgos mais marcantes e inovadores do século XX, cujas obras estão sempre procurando a reflexão do espectador, também procurou promover o ativismo político com a letra de sua lieder, o que colocou a música de Kurt Weill.

Munique começou a estudar Literatura e Filosofia em 1917, que posteriormente adicionada de Medicina. Durante a Primeira Guerra Mundial começou a escrever e publicar suas obras. Desde 1920 ele participou do mundo da arte de Munique e trabalhou como dramaturgo e encenador. Nesse ambiente encontraram F. Wedekind, K. Valentin e L. Feuchtwanger, com quem sempre manteve contato próximo. Em 1924 ele se mudou para Berlim, onde trabalhou como dramaturgo sob o comando de Max Reinhardt no Deutsches Theater, e mais tarde também ajudou obras coletivas, juntamente com Elisabeth Hauptmann, Erwin Piscator, Weill Kurt, Eisler Hans e Dudow Slater, e estabelecer relações Georg Grosz o pintor.

Em 1926 ele começou a dedicação intensiva ao marxismo e estabeleceram contato próximo com Karl Korsch e Walter Benjamin. Sua Dreigroschenoper ( Ópera dos Três Vinténs , 1928) obteve o maior sucesso em 1928 conhecida na República de Weimar. No 1.928 anos ele se casou com a atriz Helene Weigel.

Em 1930 começará a ter mais contatos com o Partido Comunista Alemão. Em 28 de fevereiro de 1933, um dia depois da queima do Parlamento alemão, Brecht começou sua jornada para o exílio em Svendborg (Dinamarca). Após um breve período na Áustria, Suíça e França, foi para a Dinamarca, onde se estabeleceu com sua esposa e dois colaboradores, Margarethe Steffin e Ruth Berlau. Em 1935, viajou a Moscou, Nova York e Paris, onde ele dirigiu-se ao Congresso de Escritores Antifascistas, dando origem a muita controvérsia.

Em 1939, temendo a ocupação alemã, ele se mudou para a Suécia em 1940, a Finlândia, um país que ele teve de fugir antes da chegada dos nazistas, e em 1941, através da União Soviética (via Vladivostok), Santa Mónica nos Estados Unidos, onde permaneceu seis anos isolado, vivendo em roteiros para Hollywood. Em 1947, ele trouxe para a tela GalileoGalilei , com muito pouco sucesso. Após o lançamento deste filme, Un-American Comitê de Atividades foi considerado item suspeito e teve que ir a Berlim Oriental (1948), onde o primeiro organizado Deutsches Theater e, mais tarde, o Theater am Schiffbauerdamm . Aconteceu antes na Suíça, onde colaborou com M. Frisch e G. Weisenborn.

Em Berlim, juntamente com sua esposa Helene Weigel em 1949 fundou o famoso Berliner Ensemble , e dedicou-se exclusivamente ao teatro. Embora sempre observada com ceticismo e críticas do processo de restauração política da República Federal, também teve sérios conflitos com a liderança política da República Democrática.

Brecht é, sem dúvida, um dos dramaturgos mais importantes do século XX e um dos mais prestigiados de ópera. Para além destes dois aspectos, também incluem didática prosa curta e dialético. A base de toda a sua produção é, e desde a época de Munique, uma posição anti-burguesa, uma crítica das formas de vida, ideologia e concepção artística da burguesia, destacando tanto a necessidade do ser humano para a felicidade como a base para a vida.

Com a sua dedicação ao marxismo, esta posição se tornou muito mais radical e mudou-se para se referir a um único indivíduo para ser enquadrada no contexto da sociedade como um todo: o indivíduo autônomo esmagado pelo capitalismo ( Mann ist Mann , o homem é o homem , 1924-1925) recebe novas qualidades dentro do grupo. Com o personagem-título de seu drama Baal (1922), Brecht criou um tipo que aparece em toda a sua produção em diferentes variações ( im Zweite Schweyk Weltkrieg , Schweyk a Segunda Guerra Mundial , 1943) e é expressa muito mais radical fragmentos Fatzer Untergang des Egoist Johann ( Johann O Fatzer Crepúsculo egoísta , 1927-1930) e Die Reisen des Glücksgotts ( Tours do deus da sorte , 1941).

A posição oposta é representado pelas figuras materna junto com o grupo revolucionário e dialéticos ( Geschichten von Herrn Keune , Histórias do Sr. Keune , 1930). Desenvolvimento literário de Brecht, que em seus movimentos líricos de uma abordagem crítica para o "Neue Sachlichkeit" a formas de resistência coletiva ( Lieder-Gedichte-Chora , Songs coral, Poemas, 1934), é influenciada pela Bíblia de Lutero, a obra de Shakespeare e antiguidade clássica, assim como o teatro da Ásia e da filosofia chinesa.

Brecht entendeu a filosofia como a doutrina do bom comportamento, uma categoria que é essencial em seu trabalho. Neste sentido, entender seus textos como tentativas de provocar espanto progressiva, a reflexão, reprodução e mudanças de atitude e comportamento no espectador. Ele usa o "efeito de alienação" famoso ("Verfremdungseffekt"), que não deve ser tratado apenas como uma técnica estética, mas como "uma medida social." Sua forma mais radical tentativas dramáticas pedagógicos e políticos são Lindberghflug ( vôo de Lindbergh , 1929), Das und der Neinsager Lehrstiick Badener ( A parábola do Baden e dizendo que não , 1930), Die Maßnahme ( Medição , 1930 ) und die Regel Ausnahme Die ( A exceção ea regra , 1930) e Die Kuratier und die Horatio ( O Horácio e curacianos , 1934), todos eles enfatizaram uma forte separação entre palco e espectador.

Com o advento de todas estas tentativas revolucionárias Nacional perdeu os seus orçamentos sociais. No exílio, Brecht escreveu sem postar alguns de seus melhores peças conhecidas: Leben des Galilei ( Vida de Galileu Galilei , que apareceu em três versões: a dinamarquesa 1938-39, 1945-46 um americano, eo terceiro, Berlim, em 1953-1955), Mutter Courage und ihre Kinder ( Mãe Coragem e Seus Filhos , 1939), Der gute Mensch von Setzuan ( Setzuan O homem bom , 1943), Herr und sein Knecht Matti Puntila ( Sr. Puntila e seu Man Matti , 1940), além de escritos teóricos sobre teatro ( Der Messingkauf , compra de bronze , 1939-1940) e algumas notas para um romance ( Roman Tui , Tui romance , 1930-1942; Die des Herrn Júlio César Geschäfte , O Sr. Julio Cesar de negócios , 1938-1939). Em sua análise do fascismo e Gedichte Svendborg ( Poemas Svendborg , 1939) tomou parte ativa na luta contra o fascismo.

Condicionada pela situação social a partir de 1945 trabalhou apenas em obras didáticas, esquecendo as suas experiências nos primeiros anos. Talvez isso foi o que se tornou um clássico para o ponto que o teatro atual (na ex-RDA como na ex-RFA) seria impensável sem ele.


Fonte: biografiasevidas
Editado por: nicoladavid

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
Comments